quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Algo de estranho aconteceu no meu Blog hj, eu queria postar a vista maravilhosa que eu tive hj de manhã da janela da minha cozinha, mas não consegui. Um céu maravilhoso, uma mistura de cores quentes que por um momento me fizeram esquecer do frio que está fazendo do lado de fora.

Bom vou deixar registrado aqui eu estou gostando de morar no campo. Pode até ser longe das lojas, mas o que são 15 minutos de carro pra alguém que morou no Rio de Janeiro, no Rio Comprido e estudava em Botafogo? Acho que esses 15 minutos que eu levo hj pra dirigir 30 km, minha mãe levava pra atravessar a São Clemente da altura da praia de Botafogo até o Santo Inácio (colégio).

O que pode ser ruim é o fato da estrada ser perigosa no inverno, a pista não é só escorregadia, como tem muita neve. A quantidade de neve aqui é absurda, ano passado a cidade onde moro foi a que tinha mais Neve na Europa. Daí tem-se uma idéia. Eu vou tentar registrar como a estrada fica no meio do inverno e postar.

Quando uma estrada tem muita neve e os tratores que "limpam" ainda não passaram, as rodas dos carros constroem então uma espécie de trilha, onde vc tem que dirigir igual. Senão, ao escostar com o pneu na parte mais alta dessa "trilha", pode acontecer de vc perder o controle do carro. É como se vc a 100 km/h dirigisse errado em cima do meio fio, com o agravante que neve é mais escorregadia que alfalto.
Esse foi um perigo. O outro: são os animais que podem estar no meio da estrada. Tipo, renas(o caso mais comum), alces e rapozas. O alces são enormes e conseguem facilmente pular o canteiro de neve formada no canto da estrada (o canteiro é formado quando o trator passa limpando a estrada, empurrando o excesso de neve para os lados). Bom o resultado dessa combinacão pode ser a de vc motorista não ver que existe um animal atrás do canteiro e derepente o bicho pular para o meio da estrada e mesmo que seu carro tenha freios ABS, pode ter certeza de que com a neve o tempo de freiagem vai ser muito longo e vc não terá tempo de parar o carro.
Esse foi o segundo maior perigo, na minha visão. O terceiro é quando neva fininho e está muito frio pra fazer com que a neve fique compacta quando ela cai no solo. Então o que acontece é que na estrada onde os carros passam a 110km/h, inclusive super caminhões, toda essa neve que está caindo e que está no chão levanta-se numa imensa nuvem, e antes de cair, passa mais um carro que levanta mais um pouco e engrossa essa "nuvem". Resultado, não adianta farol, nada, pois isso é pior do que neblina. Pois vc tem na sua frente uma parede branca que é espessa. Não se vê nada, nem um carro ou caminhão que derepente está a 3 metros na sua frente.
Daí vc pensa; dirige super devagar então pô! Pensou errado! Pois pode vir um caminhão enorme atráz de vc que tem a vista da estrada um pouco melhor, mas que não te vê lá embaixo. O que acontece? PUM! Ele entra na sua traseira. Simples assim!

Como vcs se viram então?

Mantenha uma velocidade média de 80 km/h pois essa é a máxima (teóricamente) permitida para os caminhões, e fique de olho no canteiro de neve a sua direita, aquele que é formado pelos tratores. Ali vc vê quando uma curva está comecando.
Mas se pular um animal na sua frente? Daí eu só lamento! Por isso comprei um carro com ABS, Air Bag e tracão nas quatro rodas. Digam o que quizerem, que eu comprei um carro caro pra quem acabou de tirar a carteira e acabou de iniciar a carreira e está ralando pra pagar o seguro do automóvel. Mas com essas condicões de estrada pra dirigir todos os dias pro trabalho e pra casa, minha seguranca vem em primeiro lugar e isso não tem preco.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Caramba, eu não tenho a mínima idéia como é dirigir num lugar assim! Já ouvi dizer que por aqui o perigo é a geada da madrugada, quando depois as ruas ficam com uma camada fininha de gelo... derrapa que é uma beleza! ;) Mas eu ainda vou ver pra falar como é... hehhehee... bjs!