quinta-feira, 24 de julho de 2008




MInha avó!

Minha avó querida amada, forte, grandiosa, lutadora, resistente, rainha, herói, exemplo de vida, está querendo desistir. Por que?

A gente se pergunta o por quê? A resposta é quase simples. Uma pessoa que leva marcas de anos de dor, sentada numa cadeira ou deitada numa cama, dependendo de tudo e todos pra tudo. Que não pôde pela primeira vez esse ano curtir o canaval de rua pois estava fraca demias até mesmo pra ir de cadeiras de rodas, empurrada pela filha Solange que sempre a leva até copacabana. A neta mais nova casou, a mais velha já se amigou há anos, bisnetos parece não estar na lista de nenhum dos netos até agora. Quanto tempo será que a pessoa vai ter que esperar pra ter um bisnetinho. Se ela tiver sorte daqui há exatos 9 meses. Mas cada mÊs tem 30 dias e cada dia 24h. Cada hora são 360 segundos e dor pelo corpo todo.
Felipe e Guilherme creseceram e agora tem suas vidas tb. Não são mais os bebês da vovó. Imagino que a vida tenha se tornado uma grande chatisse pra minha avó.

Dia vai, dia vem, sem criancas ao redor, filhas ocupadas, empregadas para lhe dar banho, limpar, lhe dar comida. Empregadas que não tem o amor por ela como ela talvez gostasse que a pessoa que acorda e dorme com ela, tivesse. A graca de viver talvez tenha se resumido ao Natal, quando todos se reúnem e talvez a neta mais velha tb venha pra uma vizita. Ali todos estão juntos como ela mesma ensinou e quiz que todos fizessem. Desde o comeco. Na família Evaristo os genros que vieram até ela, por isso ela nunca perdeu uma filha pra família de um genro. Ela tem 3. Todos os três maravilhosos com ela. Não sei se ela soube cativá-los Bem eu sei. Ela soube sim. Sempre foi durona, mas nunca foi injusta.

Pois é! Mas o Natal demora 365 pra chegar, até mesmo o Natal não está valendo a pena.
Daí um casa. O outro tb. A neta vem pro Brasil. Tudo é motivo pra ela se aguentar uns meses a mais até... Vó aguenta firme até... Vó espera até... Vó não apronta com a gente até...
Meu Pai do céu. Até...quando????
quem está sendo egoísta????
EU!
Eu que quero que ela qaguente mais um pouquinho qté que eu possa voar ao Brasil para vê-la. Até que eu possa abracá-la mais uma vez ainda quentinha, ainda viva, ainda chorando horrores porque me viu, ainda sentadinha ca cadeira de rodas sacidindo os bracinho dancando. Melhor ainda: Ainda dancando com a minha tia Solange quando a pega no colo. Quero pode chegar no Brasil subir o elevador do meu antigo prédio, abrir a porta da casa da minha mãe e encontrar a minha avó ali me esperando. Chorando horrores, reclamando, sorrindo, alegre, ...não importa. Eu quero encontrá-la. Sou egoísta! Muito.
Vó aguenta mais uma pouquinho! Me espera!

3 comentários:

Ana Paula disse...

Ai, Meiri, nao me fala uma coisa dessas! Eu to aqui torcendo pra vo aguentar tambem...

E tem bebe a caminho, eh? ;) De quem??

Adna Nunes disse...

Oi!!!! Ana.td bem, eu vi seu nome aq, ñ lhe conheço mais como tenho um filho que mora na Suecia..eu ññ posso ir até pq th minha mãe com 88 anos, ññ posso deixa-la a sós mais th muita vontade de ir sim..claro só th um filho meu unico...bjozzzz Adna

Ana disse...

Oi Meiri, forca para sua avó e para vc também! A gente que mora longe enfrenta essa barra...
Um bjo grande.
Meu blog voltou, ta? Depois vai la pra ver, bjos