quinta-feira, 10 de julho de 2008








KALVMÄRKNING

Bom é claro que o título está em PortuguÊs, uam vez que eu não tenho a mínima idéia de como se fala em Português. Okey, no meu português se chamaria Marcacão de filhotes de rena. Mas tenho certeza que a minha prima que mora no Mato Grosso do Sul tem um nome melhor pra isso. Essa minha vida rural comecou aqui na Suécia. Quem diria! Aquela que vai morar na Europa pra virar "rural". Só eu mesmo!

Rena. Aquele animalzinho bonitinho que tem uns chifres enormes e que puxa o trenó do papai Noel, tem uma vida nada fácil por aqui. Na verdade os donos dela é que não tem a vida fácil.

Pois é! Toda Rena tem seu dono, e os donos são chamados Samistas. Essa talvez seja uma comparacão burra, mas o que eu posso dizer é que os Samis são como se fosse os nossos índios. Eles tem uma cultura própria, língua própria, roupa especial, etc.
Eu posso contar mais sobre a cultura deles uma outra vez. Agora eu vou falar das renas.

As renas vivem soltas como animais selvagens, mesmo elas tendo seus donos, não são como gado que vivem em cercados. Mas elas são marcadas como um gado é marcado e cada dono tem a sua "marca" registrada. Por isso só ao ver a orelha da rena seja lá onde esta rena estiver, sabe-se quem é o seu dono. Como todo animal, elas se reproduzem e como aprendemos em Biologia, caracteres adquiridos não são tranmitidos, por isso as orelhinhas marcadas não passam de mãe pra filho. Por isso só resta algo a se fazer, juntar as renas espalhadas com seus filhotes e ao ver o filhotinho que anda tão grudadinho com sua mãe, deduz-e: Essa rena é minha, se esse filhote é dela, então o filhotinho é meu. Daí é só capturá-lo com uma espécie de laco e cortar suas orelhas fazendo o desenho que pertence a sua família. LEGAL NÉ!

Só que nem tudo são flores. O inverno aqui é muitó rigoroso e por isso as renas tem dificuldades de achar alimento (lembrando que elas não são alimentadas como gado), por isso é necessário levá-las para o Sul. A ajuda que se tem são as motos de neve(snowmobiles). Como? Imagine ovelhas que são conduzidas por seu pastor com a ajuda de seus cães. Pois é. Elas se matêm juntas como um grupo e mudam de dircão conforme a moto de neve as conduzem ao dirigir atráz delas.

Pois é, o verão chegando, é hora de marcar os filhotinhos. Daí sim se usa os cercados. Todos os donos de renas se unem para conduzir suas renas com a ajuda de helicópteros, motos, cães até esses cercados. Pois com uma área limitada eles conseguem ver quais filhotes seguem suas mamães e acima de tudo pode-se capturá-las de forma mais fácil, uma a uma.

Bom...agora vem a pergunta de quem está lendo isso tudo! E vc? E o Andreas? O que vcs estão fazendo no meio disso tudo? É o Andreas índio??? rsrsrs

Pois é , não exatamente. A avó do Andreas depois de ter a mãe dele, se separou e se casou com um homem dessa cultura. Mesmo ela não sendo filha legítima e o Andreas neto legítimo, por questões talvez de heranca ele ganhou suas renas. Sei lá, isso é algo que eu nunca perguntei muito, pois dizem por aqui que nõ se pergunta quantas renas uma pessoa tem, pois é o mesmo que perguntar quando dinheiro se tem no banco.

O tio do Andreas que é legítimo Sami, apesar de falar suéco e não a língua Sami. E pelo fato do Andreas gostar muito desse tio, ele o ajuda muito nessa época do ano. Dureza! Como as noites são como dia nessa época do ano, eles passam a noite na floresta e dormem durante o dia.

Encontrar o Andreas??? Quando??? E assim será todo o mês de julho.

Nenhum comentário: