terça-feira, 20 de abril de 2010













Mais uma curiosidade sobre criadores de renas no norte da Suécia.

Não é novidade pra quem lê o blog, de que eu moro no norte da Suécia, onde é muito frio no inverno. Mas o que muitos não sabem é que existem invernos e "invernos". Como assim? É claro que vulgarmente falando, "inverno é inverno ue?!" Mas não para quem vive do sustento das renas.

Há invernos em que a temperatura muda de tal forma, que a neve perto do solo vira gelo, impossibilitando o acesso das renas ao alimento delas. Em um longo inverno como o nosso, que dura uns 3 meses, as renas não têm muita chance de sobreviver.

Por isso os criadores de renas, que são divididos entre criadores da montanha e os criadores da floresta, tocam a sua "boiada" pra algum lugar onde as renas possam ter acesso a comida. No caso dos tio do A., que são criadores da floresta, eles levam suas renas para o sul, numa ilha fora de "Luleå".

Só que da mesma forma que elas são levadas no inerno, elas tem que serem trazidas de volta antes do verão chegar. De preferência antes do gelo derreter.

Foi nessa aventura em que eu me meti nesse final de semana. Centenas de renas já haviam sido tranportadas de volta, mas faltavam umas 30 e por isso A. achou que eu poderia ir junto, pois seria curioso ver como tudo funciona. Aceitei o convite e tirei muitas fotos legais. Só não tirei mais pois no mar o vento é fortinho e eu ficava com frio nas mãos. rsrs...

Um comentário:

Tatiana disse...

Nossa..adorei ver esse friozinho!!! Eu moro em Cancun, e só de ver as suas fotos me refrescou..rsrsr...aqui é um calooor de morrer,365 dias ao ano!!!Que falta sinto de um friozinho!!!Bom..ai é friozao,né?
Bjs..
Tati.