terça-feira, 29 de maio de 2007
Não são lindinhos?
Há um mês quase atráz quando ainda tinha neve, eu fui com dois amigos italianos na casa de uma senhora que tinha simplesmente 57 Huskies. Todos com a finalidade de puxar trenó! Quando chegamos lá tivemos essa linda surpresa. Vários filhotinhos que tinham algumas semanas. A vontade de ter um foi enorme, mas não me atreveria uma vez que aqui, pra se ter um Huskie tem que no mínimo ativá-lo todos os dias, inclusive no inverno. Correr, esquiar, puxar trenó. Aqui é muito sério que os cachorros tenham uma funcão na família. Não é só comprá-los e deixá-los virar cachorros de sofá! Os meus por exemplo são cachorros de caca. O Andreas caca Alce com eles. Quando eu disse que queria ter um Huskie, ele disse: "Tudo bem, a gente compra, mas Huskie sem atividade dentro de casa fica maluco, vc vai ter que sair com eles pra correr até no inverno. " ahahahaha pergunta se eu desisti na mesma hora?!!!! CLARO
domingo, 27 de maio de 2007
Linafallet! Lindo demais! Esse seráo novo lugar de trablho do Andreas. Alugamos por três anos esse local , onde teremos grupos de turistas para caca e pesca. O lugar tem um caichoeira e uma "escadas" para samões. Ali eles sobem para reproducão, uma vez que fica impossível sobir pela cascata! Pescar salmão requer muita tecnoca e paciência, muitos Noruegueses e Ingleses adoram essa prática. Mas o mais atrativo na verdade é a caca aos Alces. Já temos grupos marcados pra agosto quando a temporada comeca.
För att alla frågat mig! Vad var det för kosar? Här är de! Enorma djurar som väger till 900 kg.
Aqui estão as fotos das vacas enormes e cabeludas, da mesma raca do filhotinho da foto abaixo!
Adultos eles podem pesar até 900 kg.
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Ontem foi muito bom!
Primeiro fomos as cascatas onde passamos o dia fazendo uma espécie de churrasco e brincando com o cachorros e ótimos amigos.
Depois fomos a casa de um senhor fazendeiro que tem vacas enormes e muito diferentes!
A raca deles é highlandcatle! Naum sei se é assim que se escreve ou como seria em Português!
Mas foi o máximo conhecer!
domingo, 13 de maio de 2007
Eu e a Jasmin, filha da Jô! Esse final de semana passei lá para ver filme. A jô é uma Brasileira que já mora aqui há mais de 5 anos. Não sei ao certo. Sou péssima nessas coisas.
A Jô é de Fortaleza e tem duas filhas lindas, uma é brasileira e tem 14 aninhos, linda. A a Jasmin (lê-se Yasmin) que eu acho que tem 3 aninho. A Jô que me corrija se eu estiver errada.
Na segunda foto tem a Sabrina que eu não sei ao certo daonde vem, tenho que perguntar denovo pra Jô, e o filhonho dela de 8 meses.
sexta-feira, 11 de maio de 2007
quinta-feira, 10 de maio de 2007
Idag är jag på jobbet med Mate! Hon har ett fint och mysyg kontor var vi kan gömma oss lite och ha det bra. Hon tog min säng med oss och mina lek saker.
Boss är i huses bilen...starkars! Men vi förstår att hon kan inte ha 2 hundar på jobbet.
Hj eu estou no trabalho da mina mami. Ela tem um escritório pequeno e aconchegante onde podemos nos esconder. Ela trouxe minha cama e meus brinquedos com a gente.
Boss é no carro do papi...tadinho! Mas nós entendemos que a mami não pode ter dois cachorros no trabalho!
terça-feira, 8 de maio de 2007
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Bom...resta saber quem foi que venceu a luta contra o Urso do Dundret....Andres e seu cão ou o pequeno André!
Vem har vunnit den bråt mot Dundrets Björn? Andreas och sin hund elles den lilla André?
Ahahahah....vem är mest på fyllan????????
Quem está mais bêbado?
Glaaaaaaaaaaadddd!
Segunda dia 30/04 fizemos uma festa de encerramento da estacão de ski, onde o Andreas e o Jonas o sócio dele gerenciaram o inverno todo. Muito trabalho, muito aborrecimento, mas muitos frutos tb. Então para comemorar fechamos com chave de ouro!
Fizemos uma fogueira deliciosa e enorme, o Andreas, Jonas e o Kai, o Chinês dono do restaurante Chinês daqui, fizeram a comida. Finalmente eu virei convidada e não levantei uma pedra pra organizacão e afins. Foi muito divertido ter a volta todos aqueles que são queridos e que tb te querem bem. O clima estava ótimo e tudo correu bem.
O clima foi tão bom que o que não faltou foram criancas e adolescentes. Essa é a May, filha e Ting a ex do Jonas. Como quase filha dele ela está sempre com a gente. Simpática e inteligente.
Aqui foi o comeco de tudo, todos comportados e civilizados e eu com o meu pé machucado só tirando foto e me segurando! eheh
Em volta da figueira temos banquinhos cobertos por pele de rena para qua sentássemos no quentinho. Apesar de já não ser mais inverno, ainda faz frio quando o sol se põe!
Essa fantasia é do Dundret, Dundret é o nome da montanha onde tem as pistas de ski. E o ursinho é o mascote do lugar. As altas horas da noite, já tinha um pra lá de bagdá que quiz por que quiz vestir a tal fantasia. Valeu pela foto que ficou boa!
De novooooooooo!
Az vezes gostaria de fazer um check up de todos os meus ligamentos e afins. Mais uma vez torci meu pé! E feio dessa vez, mas naum fiz a besteira como da última vez de deixar pra lá e forcar a barra. Fui direto no hospital e estou tratando dele direitinho. Por isso que mesmo depois da viagem a Finlândia eu ainda nao tinha vindo aqui pra atualizar meu blog.
Bom...sei que muito vão achar nojento, mas essa foto é mesmo pra minha mãe coruja que quer saber detalhes de mim!
Bju mãe!
Ahhhh! Não se preocupe. Estou usando bandagem, e andando de "muleta" e estou com o pé pra cima quando estou no escritório!
Diz a Riikka, a geóloga que é finlandeza, que esse restaurante foi construído em 1946, logo após a guerra. O restaurante era um espetáculo de bonito e bem conservado, diz ela que nada foi alterado, que é como se o tempo tivesse parado ali dentro.
Como vcs podem ver nessa foto, só eu e Riikka de mulher. Tamém pudera! Trabalhmos numa mina, onde aaté a pouco tempo atráz era uma área dominada só por homens!
A Finlândia não fica muito longe daonde eu moro, de carro se chega em poucas horas. Talvez 2 horas ou menos.
Uma das maiores satisfacões dos Suécos em ir pra Finlândia é de poder comprar bebida alcoólica mais barato.
Muitos atravessam a fronteira só pra isso e não preciso nem dizer que existe uma loja enorme só de bebidas bem na fronteira. O nome: Alkol!!! Lá é sagrado todos pararem e comprar algo, por mais que não beba é vantajoso comprar pra dar de presente . Resultado, a caravana de trabalho deu uma passadinha por lá. Claaaro!
Outra coisa que tb é muito famosa na Finlência, são os salsichões. Realmente muito gostoso. Aqui na Escândinávia eles dão muito valor a esses salsichões, principalmente aqui no norte onde as pessoas gostam muito de estar na "floresta", pois é uma forma de comida fácil. Tipo, faz´se uma fogueira, corta um espeto de uma galho, !assa" a salsicha e come com um pedaco de pão. è gostoso e mata a fome.
È claro que a Riikka, esta que estádo meu lado na foto, que é finlândeza, aproveitou a viagem não só pra poder comprar bebida e salsicha, como tb pra falar a própria língua. Uma vez que ela como eu tem que falar suéco o tempo todo por morar aqui.
Nós vizitamosduas minas diferentes que tem alta tecnologia em robotizacão e estamos pensando em comprar o mesmo equipamento pra automatizar o trabalho no laboratório de análizes. Essa foto acima foi escolhida não por causa da minha cara pálida, mas sim por causa da parede linda coberta por pedras enormes e brutas tiradas da mina. Muito show! Fiquei com vontade de fazer o mesmo aqui onde trabalhos, mas meu chefe já cortou minhas azinhas e disse que agora temos muitas outras coisas a pensar.....aff!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)