sexta-feira, 26 de março de 2010

Sentimentalismo em alta.



Fotografia de Vladia Bajerovska. Publicada em "Femina", Junho 2008

Estou há dois dias em casa, por estar com uma infeccão na garganta, o que me forcou a redusir a marcha e pensar na vida, e nos últimos acontecimentos ainda mais. Muita coisa me foi esclarecida, mas muitas outras dúvidas surgiram. Acho que na verdade estamos aqui pra isso. Pra errar, refletir e aprender.

Especialmente hoje me peguei vendo a reprise do programa "Mais Você" de ontem- 25/03/2010- (a maior parte dos programas na Globo nternacional, passam no dia seguinte), onde Fiuk foi entrevistado, falando de seu pai, Fábio Junior. Há algumas semanas atrás ele cantou a música "Pai" para seu pai no programa do Fausto Silva. Foi lindo! Mas o episódio do Fiuk falando de seu pai me trouxe cada pensamento!

Eu já sou sentimentalista, quando estou doente então, fico pior ainda!!! O fato de não ter a mamãe me mimando, me dando leitinho, "remédinho" (remediozinho), fazendo sopinha, medindo minha temperatura...essas coisas que só mãe faz, mesmo quando nós temos 30 anos, me deixou super carente. Gente que péssimo!

O fato é que mais uma vez me perguntei se estou realmente fazendo a coisa certa. Que friozinho na barriga me dá ao pensar na minha mãe e no mau pai envelhecendo e precisando de mim, e eu aqui, longe vivendo minha vida. Me sinto egoísta. Tenho medo, fico pensativa. Como será? Sei que eles tem os meus irmãos, que com um pouco mais de juíso do que eu, estão lá, ao lado deles. Mas não é a mesma coisa. Sei que estarei longe numa das muitas vezes que meu pai precisará de ajuda pra se levantar, entrar e sair do carro, quando minha mãe precisará ir ao hospital pra fazer exame de sangue, por causa da sua taxa de glicose, ou quando meu pai precisará de carona pra ir a ótica pra fazer exames para um óculos novo, por exemplo...ah meu Deus...tanta coisa!!!

Senhor, as vezes peco tanta coisa, mas nunca peco para o Senhor me mostrar o que é mais certo. Será que estou fazendo a coisa certa? Meu pai que me ensinou a andar, me ensinou a andar de bicicleta, minha mãe que me amamentou, me alimentou...e eu..quando chegar a minha vez de ajudá-los a andar, a se alimentar, ...eu estarei longe, vivendo minha vida egoísta.

É muito difícil pensar nessas coisas sem se sentir culpada, ou sem se sentir mal-agradecida. Por isso hoje eu deixo nas mãos Dele, pois Ele sabe o que é melhor pra mim e pra minha família.

sábado, 20 de março de 2010

O café que faz a diferenca!





Já perceberam que eu gosto de fazer propaganda, né? Principalmente quando eu acho que descobri algo que possa ser benéfico para outras pessoas também. Afinal de contas, o que é bom é pra dividido, nä é mesmo?

Ontem eu comentei sobre a linhaca, que pra mim, foi a descoberta do ano. Pelo menos por enquanto. Daí hoje de manhã, por estar sozinha, liguei a TV, fiz meu café vendo o noticiário e pensei, "Realmente eu gostei muito desse café, pois para estar sozinha e mesmo assim fazer um cafézinho só pra mim, é porque o café é gostoso."

Pra falar a verdade, nunca tive paciência de fazer café quando estava sozinha aqui em casa, o Nescafé sempre foi a minha melhor opcão nesses momentos. Até que um belo dia meus sogros nos deram essa maravilha da foto, de presente. Pronto! Não há mais um dia que não se faca um cafézinho perfeito aqui em casa.

Para as Brasileiras de plantão, que moram para os lados de cá e morrem de saudades do cafézinho Brasileiro, recomendo, ZOEGA vermelho café de grão inteiro. Não há igual! Pra isso é presiso uma cafeteira desse tipo, a qual mói o grão na hora de se fazer o café, ou tem-se uma cafeteira normal, e um moedor manual. Isso vai o gosto e possibildade de cada um, mas o importante é ser o café do grão inteiro. O gosto é outro.

Aqui em casa quando tenho vizitas, tenho que fazer duas canas de café, pois todos repetem. Que o diga até mesmo Kélia que adorou a café e tomou mais de copo. Aí pensei; "Se até uma Brasileira aprovou o café, é porque o negócio é bom mesmo."

Recomendo. Existem várias marcas e modelos de cafeteira com moedor de grãos inteiros, umas caras e outras não. Essa da Eletrolux está com um preco muito bom mesmo. E o bom dela é que há possibilidade de fazer com o café com o grão moido também. Pois o café moido aqui na Suécia é bem mais barato do que o café de grão inteiro.

Fica a dica! :)

sexta-feira, 19 de março de 2010

O PODER DA LINHACA



Há exatamente 3 dias atrás, fui apresentada a tão famosa linhaca. Cícera, em quem eu já falei aqui no blog ao brincar sobre os doces trazidos do Brasil(he he), estava satisfeita por ter achado sua amada linhaca aqui na terra dos perdidos nórdicos. Kélia, irmã de Cícera, por sua vez, estava à mesa com uma cara de quem tinha comido um boi inteiro. Sendo que ao seu lado , havia apenas um potinho pequenininho de activia.

Primeiro achei que era impossível ela estar se sentindo daquela forma por causa de um potinho de iorgute com uma colherzinha de linhaca dentro. "Não é possível Kélia"- a metida aqui à sabe tudo achou que ela estava exagerando. "Linhaca é apenas fibra e vc nem ingeriu tanto assim!".

Ha ha:) Imediatamente me foi oferecido um pouquinho para que eu provasse, ou fui eu que pedi....enfim! A ordem dos fatores não altera o produto e nesse caso o resultado foi: Ao tomar uma colherzinha com iorgute a minha barriga parecia que exploderia. Uma sensacão esquisita. Pensei: castigo veio galopando..ha ha ...fui fazer pouco caso do "sofrimento" alheio, rapidinho voltou pra mim...:S

Fui pra casa, deitei me sentindo um balão. Mas teimosa que sou pensei; -" Vou comprar pra mim e tomar mais uma vez." No dia seguinte, a mesma sensacão. Quase desanimei, achando que não daria certo ficar passando mal toda vez que eu tomasse o "babado".

Mas eu não sou só teimosa, como sou MUITO teimosa. No terceiro dia, ontem de manhã, inseri a linhaca no meu café da manhã em menor quantidade. Acertei na mosca. Sem falar no fato d'eu estar vizitando regularmente o "toalet", consegui ficar sem "beliscar" até a hora do aumoco.

Daí ficou fácil de inventar a receita perfeita, dividir a porcão em 4 vezes ao dia. Assim eu me sinto satisfeita e não um balão.

Mas existem restricões: Não se pode tomar mais de duas colheres de sopa por dia, pois a linhaca parece também ter suas "toxinas" que são malificentes a saúde se ingerida em grandes quantidades.

Existem muitas informacões sobre esse produto na internet. Escreva linhaca no google e pronto. :;)

Para as Brasileiras que moram na Suécia, procure por LINFRÖ em qualquer mercado.

UM TRECHO EXTRAÍDO DA NET:

Modo de Usar na maioria dos casos:
Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo


Obrigada Cica! Adorei a dica!

quarta-feira, 17 de março de 2010









Eu estava relendo meus antigos posts, uma vontade e curiosodade que me deu ontem depois de ter passado a tarde com duas amigas que leram meu blog e acharam graca dos meus comentários. Ao ler alguns deles, percebi que já coeti injusticas, falei besteiras, fui muitas vezes impulsiva até. Mas sei lá...acho que a vida é assim mesmo. Estamos aqui para levarmos nossas quedas e com elas aprendermos o que é certo e errado. O que na verdade nunca aprenderemos por completo. Por mais que achemos que somos os donos da verdade, que já vivemos o suficiente para que hajamos "o" bom discernimento das coisas, acredito que mesmo quem tem 70 anos ainda aprende com seus erros.

Mas , além disso tudo, acho ainda que o mais importante de tudo é termos a humildade de sabermos que estamos aqui numa eterna aprendizagem, onde o erro de hoje possa consistir no sofrimento alheio e que é importante que saibamos corrigir a injustica feita. Esses são chamados grandes de espírito. Não ter vergonha de dizer, DESCULPA eu errei. Me perdoa.

Estou longe de ser perfeita, e ainda tenho muita coisa pra aprender, mas pedir perdão é algo que eu estou treinando. E quer saber? Eu só tenho recebido bons frutos de volta.

O mais difícil é aceitar que está errado, depois vem aquele sentimento de vergonha por tert falado coisas absurdas, depois o medo das pessoas de julgarem por assumir seu erro, e o orgulho ferido de perdir desculpas. Mas passando isso tudo, pense na quantidade de coisas que você tirou dos seus ombros, e o quanto leve a vida se torna.

Não digo que os meu erros agora são menores que os de antes, mas sei que as coisas que eu tenho percebido, tem me valido, e de coracão estou tentando ser uma pessoa melhor. Pelo menos pra mim mesma. E só isso já me faz uma pessoa mais feliz.

Aproveitei e coloquei fotos dos meus muitos sobrinhos que estao em muitas fotos e vídeos nesse blog. Edwin, William e Olle, todos já bem crescidinhos.

Alex está em muitas fotos antigas, tirando neve no Dundret, por exemplo, agora ele está esse "homão" de 17 anos quase.

terça-feira, 16 de março de 2010




Apresentando a mais nova princezinha!

Como eu não tenho escrito muito, perdi muitos acontecimentos importantes. Como por exemplo a do nascimento de mais uma sobrinha pro meu legado. Pois como eu estou mesmo ficando pra titia, é melhor assumir esse meu lado ta e amar meus sobrinhos de coracão.

Ana Beatriz assaltou meu coracão e juntou a mim e a mãe dela que há muito não nos falávamos. Dizem que Deus faz as coisas de forma que não entendemos. É verdade!!!
Nunca imaginei que seria dessa forma e que eu me surpreenderia da forma que me surpreendi.Se Deus escreve certo por linh tortas, eu poderia dizer que essa foi uma forma em torta de me mostrar as coisas. Mas enfim, acho que chegou um anjinho no planeta terra, para que me atraisse de volta pro caminho certo, que me desse a chance de brincar de titia..(trocar fralda, dar banho...)e que me desse novas energias. Só eu sei do que estou falando e por iso e digo. Obrigada Ana Beatriz e Kelia por terem me incentivado a não desistir.
E a dieta foi por água abaixo.



Melhor que ter amiga Brasileira no fim de mundo da Suécia, é ter amiga Brasileira com uma irmã Brasileira. :)

A frase é dedicada a Cícera. A irmã da Kélia que explorada pela mesma, trouxe em sua bagagem o mundo inteiro. Comecando por produtos e produtos da Natura. Cremes, óleos, hidratante, fico imaginando o peso que ela trouxe em sua bagagem. Fiquei muito feliz, pois estava sem meus óleos que eu adoro. Mas o que eu não esperava eram os doces. Perdicão...porque o ser aqui está tentando entrar na dieta há semanas, e a única coisa que ela faz é fugir da dieta e comer goiabadas.

Enfim, como não é todo dia que se come goiabada, abro uma excecão da dieta para as maravilhas de tia Cícera. Vamos ver onde isso vai dar.

segunda-feira, 15 de março de 2010


Sou realmente muito desnaturada!

A essa altura do campeonato, eu não devo ter seguidor algum, pois não tenho dado retorno aos que me escrevem ou sequer tenho atualizado o blog. Motivos? Acho que o maior é preguica.Mas entre outros a natural irritacão de sempre haver um espírito de porco que faca piadinhas ridículas sobre suas idéias e até mesmo sobre minha família. Tenho chegado a conclusão de que comentários maldosos vêm de quem não tem idéias melhores ou não tem uma família unida. Por isso não continuarei ter vergonha de expôr minhas brilhantes idéias e afins. :) Wheeeee!!!

GENTE!!!! Sabe o que eu estou fazendo??? Curso de carpintaria!!! Isso mesmo!

Só vendo pra crer! Meus trabalhos estão fantásticos, sou uma capinteira de mão cheia. Uma coisa é certa, não morro de fome nessa vida. ha ha :)

Minha primeira aula foi fazer uma faquinha de manteiga. Ficou uma fofura, mas todos riram de mim pois, aqui na Suécia, faquinha de madeira é a primeira coisa que uma criancnha faz na aula de "Artes" (carpintaria) da escola. O que eu fiz nos meus 32 anos, o A. já tinha feito aos 10, tipo. Mas enfim...nunca é tarde para comecar. O que vale na vida, é estar SEMPRE EVOLUINDO, seja lá em que ramo for.

Depois eu fiz junto com a minha sogra, uma tábua de cortar legumes. Mas não uma tábuazinha qualquer. Nós fizemos uma grande e bem robusta, pra que sirva mais como decoracão na cozinha. O A. amou. Ele adora essas coisas. Agora estou pensando no que inventar pra próxima aula. Já tenho um rabisco e um plano. Vamos ver no que vai dar. .)

Depois coloco fotos das minhas obras primas.