quinta-feira, 24 de julho de 2008




MInha avó!

Minha avó querida amada, forte, grandiosa, lutadora, resistente, rainha, herói, exemplo de vida, está querendo desistir. Por que?

A gente se pergunta o por quê? A resposta é quase simples. Uma pessoa que leva marcas de anos de dor, sentada numa cadeira ou deitada numa cama, dependendo de tudo e todos pra tudo. Que não pôde pela primeira vez esse ano curtir o canaval de rua pois estava fraca demias até mesmo pra ir de cadeiras de rodas, empurrada pela filha Solange que sempre a leva até copacabana. A neta mais nova casou, a mais velha já se amigou há anos, bisnetos parece não estar na lista de nenhum dos netos até agora. Quanto tempo será que a pessoa vai ter que esperar pra ter um bisnetinho. Se ela tiver sorte daqui há exatos 9 meses. Mas cada mÊs tem 30 dias e cada dia 24h. Cada hora são 360 segundos e dor pelo corpo todo.
Felipe e Guilherme creseceram e agora tem suas vidas tb. Não são mais os bebês da vovó. Imagino que a vida tenha se tornado uma grande chatisse pra minha avó.

Dia vai, dia vem, sem criancas ao redor, filhas ocupadas, empregadas para lhe dar banho, limpar, lhe dar comida. Empregadas que não tem o amor por ela como ela talvez gostasse que a pessoa que acorda e dorme com ela, tivesse. A graca de viver talvez tenha se resumido ao Natal, quando todos se reúnem e talvez a neta mais velha tb venha pra uma vizita. Ali todos estão juntos como ela mesma ensinou e quiz que todos fizessem. Desde o comeco. Na família Evaristo os genros que vieram até ela, por isso ela nunca perdeu uma filha pra família de um genro. Ela tem 3. Todos os três maravilhosos com ela. Não sei se ela soube cativá-los Bem eu sei. Ela soube sim. Sempre foi durona, mas nunca foi injusta.

Pois é! Mas o Natal demora 365 pra chegar, até mesmo o Natal não está valendo a pena.
Daí um casa. O outro tb. A neta vem pro Brasil. Tudo é motivo pra ela se aguentar uns meses a mais até... Vó aguenta firme até... Vó espera até... Vó não apronta com a gente até...
Meu Pai do céu. Até...quando????
quem está sendo egoísta????
EU!
Eu que quero que ela qaguente mais um pouquinho qté que eu possa voar ao Brasil para vê-la. Até que eu possa abracá-la mais uma vez ainda quentinha, ainda viva, ainda chorando horrores porque me viu, ainda sentadinha ca cadeira de rodas sacidindo os bracinho dancando. Melhor ainda: Ainda dancando com a minha tia Solange quando a pega no colo. Quero pode chegar no Brasil subir o elevador do meu antigo prédio, abrir a porta da casa da minha mãe e encontrar a minha avó ali me esperando. Chorando horrores, reclamando, sorrindo, alegre, ...não importa. Eu quero encontrá-la. Sou egoísta! Muito.
Vó aguenta mais uma pouquinho! Me espera!

quinta-feira, 10 de julho de 2008








KALVMÄRKNING

Bom é claro que o título está em PortuguÊs, uam vez que eu não tenho a mínima idéia de como se fala em Português. Okey, no meu português se chamaria Marcacão de filhotes de rena. Mas tenho certeza que a minha prima que mora no Mato Grosso do Sul tem um nome melhor pra isso. Essa minha vida rural comecou aqui na Suécia. Quem diria! Aquela que vai morar na Europa pra virar "rural". Só eu mesmo!

Rena. Aquele animalzinho bonitinho que tem uns chifres enormes e que puxa o trenó do papai Noel, tem uma vida nada fácil por aqui. Na verdade os donos dela é que não tem a vida fácil.

Pois é! Toda Rena tem seu dono, e os donos são chamados Samistas. Essa talvez seja uma comparacão burra, mas o que eu posso dizer é que os Samis são como se fosse os nossos índios. Eles tem uma cultura própria, língua própria, roupa especial, etc.
Eu posso contar mais sobre a cultura deles uma outra vez. Agora eu vou falar das renas.

As renas vivem soltas como animais selvagens, mesmo elas tendo seus donos, não são como gado que vivem em cercados. Mas elas são marcadas como um gado é marcado e cada dono tem a sua "marca" registrada. Por isso só ao ver a orelha da rena seja lá onde esta rena estiver, sabe-se quem é o seu dono. Como todo animal, elas se reproduzem e como aprendemos em Biologia, caracteres adquiridos não são tranmitidos, por isso as orelhinhas marcadas não passam de mãe pra filho. Por isso só resta algo a se fazer, juntar as renas espalhadas com seus filhotes e ao ver o filhotinho que anda tão grudadinho com sua mãe, deduz-e: Essa rena é minha, se esse filhote é dela, então o filhotinho é meu. Daí é só capturá-lo com uma espécie de laco e cortar suas orelhas fazendo o desenho que pertence a sua família. LEGAL NÉ!

Só que nem tudo são flores. O inverno aqui é muitó rigoroso e por isso as renas tem dificuldades de achar alimento (lembrando que elas não são alimentadas como gado), por isso é necessário levá-las para o Sul. A ajuda que se tem são as motos de neve(snowmobiles). Como? Imagine ovelhas que são conduzidas por seu pastor com a ajuda de seus cães. Pois é. Elas se matêm juntas como um grupo e mudam de dircão conforme a moto de neve as conduzem ao dirigir atráz delas.

Pois é, o verão chegando, é hora de marcar os filhotinhos. Daí sim se usa os cercados. Todos os donos de renas se unem para conduzir suas renas com a ajuda de helicópteros, motos, cães até esses cercados. Pois com uma área limitada eles conseguem ver quais filhotes seguem suas mamães e acima de tudo pode-se capturá-las de forma mais fácil, uma a uma.

Bom...agora vem a pergunta de quem está lendo isso tudo! E vc? E o Andreas? O que vcs estão fazendo no meio disso tudo? É o Andreas índio??? rsrsrs

Pois é , não exatamente. A avó do Andreas depois de ter a mãe dele, se separou e se casou com um homem dessa cultura. Mesmo ela não sendo filha legítima e o Andreas neto legítimo, por questões talvez de heranca ele ganhou suas renas. Sei lá, isso é algo que eu nunca perguntei muito, pois dizem por aqui que nõ se pergunta quantas renas uma pessoa tem, pois é o mesmo que perguntar quando dinheiro se tem no banco.

O tio do Andreas que é legítimo Sami, apesar de falar suéco e não a língua Sami. E pelo fato do Andreas gostar muito desse tio, ele o ajuda muito nessa época do ano. Dureza! Como as noites são como dia nessa época do ano, eles passam a noite na floresta e dormem durante o dia.

Encontrar o Andreas??? Quando??? E assim será todo o mês de julho.



Uma prima minha que mora no Canadá me perguntou como é ter sol 24h. Bom eu posso dizer que é uma experiencia válida de se viver e um tanto excitante. Tem o seu lado ruim que é ter dificuldades de dormir a noite, mesmo sendo essa noite com sol. Estranho! Mas quem nunca disse na vida; Ah! Se o dia tivesse 48h, talvez desse tempo pra fazer tudo o que tenho pra fazer. Bom, pode se dizer que é essa sensacäo que se tem. Você acorda de manhä pra trabalhar, faz o que tem que fazer nas suas 8 horas de "shift" e quando chega em casa é como se o dia acabasse de comecar denovo, pois vc tem "o dia inteiro" pra fazer o que vc tem que fazer. O problema é que chega uma hora em que o corpo reclama e pede por cama. Daí vc vai descancar e leva um susto ao ver que na verdade é tarde da noite (mesmo com sol na sua cara) e que lhe restou 3 horas pra dormir até a hora de ir pro trabalho novamente. Dureza.

Por isso o verão aqui é uma época onde se dorme muito pouco. Ao contrário do inverno. Quando acordamos está escuro, quando voltamos do trbalho, está um breu, não se vê a luz do sol por meses. Az vezes são 16:00, mas a sensacão é de que são 22:00 há muito tempo, pois desde a hora do aumoco tem estado escuro, com ar de noite. O que fazer? Arrumar a casa? Treinar? Estudar? Pintar? NÃO MESMO! Dormir, ver TV, comer chocolate, beber chocolate quente....são as opcões!

quarta-feira, 9 de julho de 2008







Midsommar ou Meio do verão???

Bom as vezes tenho dificuldade de traduzir o significado dessas datas especiais que se comemora aqui na Suécia.

O que acontece é o seguinte; No dia 21 de junho comemorou-se aqui na Suécia o dia em que o sol não de pôe e esse fenômeno pode ser visto daonde eu moro. Só as cidades que se localizam acima do cículo polar que podem assistir a esse fenômeno e nesse sentido, somos privilegialos, pois esse é um espetáculo fenomenal (quando o tempo está bom e as nuvens não escondem tudo).

Enfim, esse dia é claro considerado o dia mais longo do ano, já que desse dia em diante estaremos nos aproximando do inverno e isso significa dias curtos e noites longas. O mesmo fenômeno temos no meio do inverno; A noite mais longa do ano, mas esse "dia" não é tão festajado como é no verão. Claro!!! Ninguém sai na rua aos pulos gritando: huhuuu... 24h sem ver a luz do dia! Pois é !

Mas como Deus é justo, ele nos compenssou com 24h de sol, o que significa feriado!!!!! Todos fazendo festa, churrasco, pescando, bebendo....cada um comemora da forma que lhe cabe. O que não vale é ficar em casa vendo TV, isso se faz nequele dia lá das 24h de noite. Concorda??? Ah bom!

Esse ano o São Pedro daqui não foi muito legal com a galera, pois o tempo do dia mais longo do ano choveu e muito. Pissväder, como eles dizem aqui. Tempo de xixi, a gente fala tempo de merda no Brasil...ahahaha Eu até acho que eles estão mais certos, afinal de contas, xixi é líquido. Faz mais sentido.

Bom voltando a vaca fria, o tempo do Midsommar foi realmente chato, mas como eu e o Andreas temos nos comportado direitinho aos olhos de São Pedro, ele reservou um lugar em todo o Norte sem uma chuvinha. Linafallet!!! Aquele lugar da cachoeira onde o Andreas aluga pra levar turistas. Pois é! Lá fez sol!!!!!! E nossos queridos mais próximos festejaram com a gente. As fotos estão aí como prova da nossa felicidade.

Faltou a Rosa e a Jô que não puderam vir pois trabalharam. Senti falta de vcs meninas!


O verão chegou aqui no Norte da Suécia com forca total essa semana´e acho que por isso a minha inspiracão de escrever voltou junto com o sol e o calor.

Mas como eu estou há meses sem escrever ou postar, decidi postar fotos de algumas semanas atráz até hoje.

Há quatro semanas atráz mais ou menos os alunos do ginásio que passaram pro primeiro ano do segundo grau festejaram com um grande baile. Todas as meninas vestiram vestido longo e os meninos de blazer ou terno. Mas como isso é algo que não acontece sempre por aqui(lembre-se que eu me escondo no norte da Suécia, as pessoas ficam tão curiosas de verem as meninas entrarem em seus vestidos, que forma-se uma fila enorme de pessoas do lado de fora do local da festa.
Como se fosse a entrega do oscar e centenas de pessoas ficam do lado de fora horas pra ver os famosos entrarem em seus Armanis, Guccis...A diferenca é que aqui o Glamour está longe de ser o mesmo.
Vale ressaltar que eu fui pra tirar a foto dessa linda menina que é filha de uma amiga. ´May!